Nós, por aqui na Vida Secreta, amamos também os Anos 20.
Sabemos que após períodos de guerras, de grandes tristezas há uma grande efervescência nas Artes.
A indústria do espetáculo conheceu um enorme sucesso. O desejo de diversão assumiu proporções jamais vistas. Se frequentava bares,teatros, espetáculos, cabarets e cinemas.
Trocava-se muito de roupa.A moda teve que simplificar.
A vida fervilhava nas metrópoles com todos os seus vícios, a sexualidade, entre o boudoir e o bordel.
Oscilavam entre a libertinagem e a decência, entre a pobreza e os milionários. Uma nova sociedade aí surgiu.
A mulher livre, fumava,dançava, cortou seus cabelos a "la garçonne ", subiu a bainha de seus vestidos, decotou os seus modelos nas costas.Um escândalo.
A beleza do corpo feminino era magro, seus seios achatados (usavam combinações com
achatadores ),seus chapéus,os clochards, eram enterrados nas suas cabeças.
Seres andróginos, libertinos, com muitos affaires e muitas vezes homosexuais.
Suas lindas pernas dançavam o Charleston ao som da nova música que veio do Estados Unidos, o Jazz., tentando acompanhar as dançarinas chamadas de Melindrosas com seus vestidos franjados.
O frenesi e a vida louca dessa sociedade também fez a indústria cinematográfica crescer. Charles Chaplin bem a ridicularizou no filme "O Garoto " usando um fraque achado no lixo.
Já os homens, chamados de Dandy, usavam ombreiras de algodão para bem mostrar seu porte atlético, calças retas e acima da cintura, pantalonas (Oxfordbags), lisas ou risca de giz que descombinavam com os paletós muitas vezes de tecido e cores diversas.
Sobretudos, camisas listradas com golas redondas branca, ternos brancos, smockings, muito bem retratados no filme " The Great Gatsby " de Scott Fitzgerald. Chapéus Borsalinos (como o
Gangster ),palheta, coco, cartola e boinas eram indispensáveis.
FIGURINO CHARLES CHAPLIN |
TRAJE ANOS 20 PARA A TARDE |
DANDY ANOS 20 |
GAROTAS ANOS 20 |
E os costureiros: a maravilhosa Coco Chanel, a também francesa Mme Madeleine Vionet com seus vestidos fluídos de musseline ou crepe de Chine não precisam muitas explicações e são bons exemplos,
E lá se foram foram elas com as suas bocasvermelho cereja, as vezes em forma de coração,
seus olhos pretos, suas sobrancelhas depiladas, arqueadas e pintadas e chegaram até nós, no século XXI, como exemplo de boa moda, bons cabelos e boa maquiagem, a serem inspirados.
DANDY DE CARTOLA |
Nenhum comentário:
Postar um comentário