2 de maio de 2016

Garotas que vivem numa época errada... (1)

Palavras que saíram da boca de uma garota fazendo um snapchat com as amigas. Tão feliz estava que ao invés de ir a uma festa a fantasia preferiria cair num túnel do tempo e voltar aos "Loucos Anos 20 ".
Nós, por aqui na Vida Secreta, amamos também os Anos 20.
Sabemos que após períodos de guerras, de grandes tristezas há uma grande efervescência nas Artes.
A indústria do espetáculo conheceu um enorme sucesso. O desejo de diversão assumiu proporções jamais vistas. Se frequentava bares,teatros, espetáculos, cabarets e cinemas.
Trocava-se muito de roupa.A moda teve que simplificar.
A vida fervilhava nas metrópoles com todos os seus vícios, a sexualidade, entre o boudoir e o  bordel.
Oscilavam entre a libertinagem e a decência, entre a pobreza e os milionários. Uma nova sociedade aí surgiu.
A mulher livre, fumava,dançava, cortou seus cabelos a "la garçonne ", subiu a bainha de seus vestidos, decotou os seus modelos nas costas.Um escândalo.
A beleza do corpo feminino era magro, seus seios achatados (usavam combinações com
achatadores ),seus chapéus,os clochards, eram enterrados nas suas cabeças.
Seres andróginos, libertinos, com muitos affaires e muitas vezes homosexuais.
Suas lindas pernas dançavam o Charleston ao som da nova música que veio do Estados Unidos, o Jazz., tentando acompanhar as dançarinas chamadas de Melindrosas com seus vestidos franjados.
O frenesi e a vida louca dessa sociedade também fez a indústria cinematográfica  crescer. Charles Chaplin bem a ridicularizou no filme "O Garoto " usando um fraque achado no lixo.
Já os homens, chamados de Dandy, usavam ombreiras de algodão para bem mostrar seu porte atlético, calças retas e acima da cintura, pantalonas (Oxfordbags), lisas ou risca de giz que descombinavam com os paletós muitas vezes de tecido e cores diversas.
Sobretudos, camisas listradas com golas redondas branca, ternos brancos, smockings, muito bem retratados no filme " The Great Gatsby " de Scott Fitzgerald. Chapéus Borsalinos (como o
Gangster ),palheta, coco, cartola e boinas eram indispensáveis.

FIGURINO CHARLES CHAPLIN
TRAJE ANOS 20 PARA A TARDE
DANDY ANOS 20
GAROTAS ANOS 20

E os costureiros: a maravilhosa Coco Chanel, a também francesa Mme Madeleine Vionet com seus vestidos fluídos de musseline ou crepe de Chine não precisam muitas explicações e são bons exemplos,
E lá se foram foram elas com as suas bocasvermelho cereja, as vezes em forma de coração,
seus olhos pretos, suas sobrancelhas depiladas, arqueadas e pintadas e chegaram até nós, no século XXI, como exemplo de boa moda, bons cabelos e boa maquiagem, a serem inspirados.
DANDY DE CARTOLA


CASAL ANOS 20
VESTIDO ANOS 20 PARA A TARDE

Nenhum comentário: