22 de julho de 2009

Anos 50 ou Anos 60?

Maria Julia foi uma surpresa...
Convidada para uma festa "Anos 60" e com menos 58 kg do seu corpitcho antigo, coube no manequim 44.
Na verdade Maria Julia foi de anos 50 à " uma festa anos 60". Saia godée duplo com cintura marcada é 50.

Acima : Maria Julia

A direita : modelos "Patrícia François Promoções"

No pós-guerra as mulheres desejavam substituir o rígido corte masculino por curvas femininas e saias dançantes. O New look pós-guerra sinalizava uma economia saudável com o poder de Paris na Moda Mundial com Dior, Balenciaga, Balmain e muitos mais. Os anos 50 foram sofisticados e a beleza tornou-se um tema de muita importancia.A coleção Dior para o Outuno de 1959 criada por Saint Laurent foi impopular e marcou o fim do apogeu da Alta Costura parisiense. Fora de Paris, especialmente em Londres, ocorria uma revolução jovem. O beatnik look se inspirou nas ruas, nos astros musicais e nas gangues. Um marco foi a abertura da loja de Mary Quant em 1958, na King´s Road. A incerteza do futuro e o desejo de se rebelar impos o "Pret à Porter".

Para os estilistas da moda da década de 60 o corpo era o veiculo de criação. Essa ruptura ficou evidente também nas artes: Pop Art. As roupas eram duras, geometricas, eroticas, as saias chegaram as coxas, blusas transparentes, grandes decotes, cinturas baixíssimas. Cetim ciré, Courrèges, Paco Rabanne.
A cada dia surgia um novismo, uma nova rebeldia, um novo material.
Então vamos dar "Festas Anos 50"... com sobrancelhas arqueadas, muito rímel, saias dançantes e muito "rock and roll'. Já vocês rapazes, encurtem as suas calças e coloquem um gel nos cabelos. Nas "Festas 60" "tirem os soutiens", pernas de fora, usem sua botas longas.
A viagem é longa, das camponesas fluidas até a Índia. E tudo acaba em Woodstock ...
*Fonte: Costume and Fashion - A concise history-James Levier

Nenhum comentário: