Fim do dia. Apagamos as luzes. Fechamos o cadeado. A festa vai começar.
Deixamos em paz os figurinos - Não vão lavá-los, não vão experimentá-los quinhentas vezes, nem vão furá-los com aqueles alfinetes poderosos. Livres de nossa tutela eles voam pela loja. Sobem e descem.
Os manequins cochicham, dançam e cantam.
Um conto de fadas como o ballet Nutcraker de Tchaikovsky ou a "Loja Magica de Brinquedos do Sr. Magorium". Tudo ganha vida. Festa.
Mes de Outubro. Ritos. Magia branca. Liberdade de pensamento. Amor a natureza.
Caça às Bruxas - Não. "Conceitos equivocados, calcados em historias infantis e preconceitos medievais". A culpa desde cedo incutida às crianças.
Halloween. Tradição dos povos que habitaram a Galia e as Ilhas da Grã- Bretanha, celebrado entre 30 de Outubro e 2 de Novembro, saudando o fim do Verão. Samhain em celta. O tempo passou. Vieram a Celebração aos Mortos, os Druidas - uma cultura oral, e o dia de "Todos os Mártires". Hoje "Todos os Santos", celebração católica, vespertina ou com vigília - "All Hallow 's Eve", passando por "All Hallowed Eve" e "All Haloow Een". Até chegar a Halloween. Ufa...
As bruxas,"as malvadas" nos atraem...
Seus figurinos são sempre mais elaborados e poderosos do que da pobrezinha da princesa que casa de vestido clarinho com o príncipe rico. A malévola é o expoente.
Abaixo: Malévola Vida Secreta
Abaixo: Rainha Das Bruxas Vida Secreta
Abaixo : Bruxo Vida Secreta
Abaixo: Vampira Fernanda Machado
Os vampiros são personagens que enlouquecem as mulheres com o seu poder de sedução e prazer. Elegantérrimos.
Fechemos a porta da Vida Secreta.
Deixemos os manequins se transformarem em criaturas noturnas. Que façam seus rituais para que de manhã entremos na Vida Secreta mais sábios, saudáveis e livres.
Abaixo: Manequins maquiados por Jôka P.
Fonte: Wikipédia
Acima: Figurino para o "Viva Brasil". Ilustração Jôka P.
Nosso fã Club começou a ficar sério quando fizemos o figurino para o espetáculo "Viva Brasil", coreografado por Jaime Arôxa e estreado no Tropical Islands, na Alemanha.
Pensamos, primeiro, em simplesmente reproduzir dois figurinos fielmente, como todos os fazem. Da Banda de Ipanema ao Municipal... Resolvemos então unir o inédito dos figurinos da "brasileira mais famosa do século XX " a nossa Cidade Maravilhosa, com seu famoso calçadão preto e branco. Já escutamos várias críticas que Carmem nunca teve esse figurino. Mas a intenção era marcar o Rio de Janeiro, cidade onde começou a sua carreira e onde ainda moram seus descendentes. As curvas de Copacabana são inesquecíveis. E conseguimos imprimir uma "South American Sensation". Mantivemos as famosas plataformas, tão em moda nos 2009, o turbante, as frutas, os balangandãs.
Terminado o trabalho para o "Viva Brasil", reproduzimos o mesmo figurino Carmem Copacabana para o nosso acervo de aluguel. Um sucesso.
São por corpos de Marias, Cidas, Helenas que nosso figurino vai envolvendo. Já viajou para Europa, passou um final de semana em São Paulo. E continua lindo. Quantas histórias por ele passaram. Noites sem fim, momentos únicos. Seria fantástico saber das historias, que presumimos, sempre com finais maravilhosos. Daria um livro , se daria.
Cantemos então as canções que Carmem lançou: "Aiá , ioô " ou então "o que que a baiana tem ? do nosso saudoso Dorival Caymi ."
Acima : Cida Moraes e o seu " Bando Da Lua "
Acima : Nossa cliente Melissa mandou criar a bonequinha biscuit Carmem Copacabana
Fonte: " Carmem " de Ruy Castro , Companhia das Letras
Acima: Rogerio em perfomance Elvis
Abaixo: O ator Marcelo Farias
Abaixo: "Anos 70 com paetès"
ACIMA :
ACIMA: Uniforme da Guarda de D. Pedro II
ACIMA: Banda dos Fuzileiros Navais Brasileiros
ACIMA :
ACIMA: Napoleão Vida Secreta em versão feminina.
ABAIXO:
ACIMA: Miguel Falabella
